+

Metodologia para Formulação e Avaliação de Políticas Públicas e Orçamento Público

Código: DCS4023  |  Nº de créditos: 3  |  Carga Horária: 45h

EMENTA:

Estatística Aplicada à Formulação, Avaliação e Controle de Políticas Públicas; Metodologias: "Análise de Interesses", "Árvore de Problemas e Soluções"; Estrutura conceitual do Setor Público. Metodologia de aplicação a Avaliação dos Indicadores. Padronização dos Indicadores. Principais Indicadores de desempenho a serem verificados no Setor Público. Estudo de Casos.

PROGRAMA:

1. Estrutura da Administração Pública direta e indireta;
  2. Orçamento Público;
  3. O Processo de Políticas Públicas: ênfase em monitoramento e avaliação;
  4. Abordagens metodológica e teorias sobre monitoramento e avaliação de Políticas Públicas;
  5. Geração e Mobilização de Conhecimentos para as Políticas Públicas;
  6. Indicadores aplicados às Políticas Públicas;
  7. Padronização de indicadores;
  8. Principais indicadores de desempenho.

BIBLIOGRAFIA:

CAPELLA, A. C. N. Formulação de Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2018.

CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Avaliação de Políticas Públicas: Guia prático de análise ex post. Brasília: Presidência da República, 2018.

GARCIA, R.C. Subsídios para Organizar Avaliações de Ação Governamental. – Texto para Discussão Nº 776. IPEA. Brasília, 2001.

FARAH, M. F. S. Administração Pública e Políticas Públicas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.45, n.3, p. 813-36, maio/jun. 2011.

FARAH, M. F. S. Análise de políticas públicas no nível municipal de governo. In: VAITSMAN, J.; RIBEIRO, J. M.; LOBATO, L. Policy Analysis in Brazil: the state of the art. Toronto: University of Toronto Press, 2012.

FARAH, M. F. S. Análise de Política Pública no Brasil: de uma prática não nomeada à institucionalização do “campo de públicas”. Rev. Adm. Pública. Rio de Janeiro 50(6):959-979, nov./dez. 2016

FARAH, M. F. S. Abordagens teóricas no campo de política pública no Brasil e no exterior: do fato à complexidade. Rev. Serv. Público. Brasília 69, edição especial Repensando o Estado Brasileiro: 53-84, dez 2018

JANNUZZI P. de M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública. V. 36, 2002.

JANNUZZI P. de M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de políticas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público Brasília 56 (2): 137-160 Abr/Jun 2005.

JANNUZZI, P. de M. Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: uma introdução aos conceitos e técnicas. Campinas: Ed. Alínea, 2016.

JANNUZZI, P. DE M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2017.

JANNUZZI & PASQUALI, F. A. demandas sociais para fins de formulação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública. V. 33, 1999.

KAYANO, J. e CALDAS, E. de L. Indicadores para o diálogo. IN OLIVEIRA, F. et. alli.  Novos contornos da gestão local: conceitos em construção.  São Paulo: Polis/ FGV/- EAESP, 2002.

LASSANCE, A. Governança e Gestão: uma radiografia dos gargalos do Estado brasileiro. In: Boletim de Análise Político-Institucional. n.8. Brasília: Ipea, Jul-Dez, 2015.

NETO, Aristides Monteiro; ISMAEL, Ricardo; ROMANATTO, Eduiges; MATOS, Elmer Nascimento; FIORI, Tomás Pinheiro; BIRKNER, Walter Marcos. Federalismo E Relações Intergovernamentais no Brasil: Dinâmicas, Impasses e Consensos Atuais (Revelados por Gestores Públicos Estaduais). Brasília: IPEA, 2017.

PEREIRA, L.C. B. Reforma do Estado para a Cidadania- Reforma Gerencial Brasileira na perspectiva Internacional. Ed. 34- ENAP, 1998.

RESENDE, F. e TAFNER, P. Brasil: O Estado de uma nação. Brasília:IPEA, 2005.

SUBIRATS, J. Quais políticas públicas para qual crise? Transformação social e intervenção do Estado. In: Políticas Sociais para o Desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate . Fome, UNESCO, 2010.

VEDUNG, E. Evaluación de políticas públicas y programas. Madrid: Instituto Nacional de Servicios Sociales del Ministerio del Trabajo y Assuntos Socialies, 1997