+

O Quadro Institucional das Políticas de Segurança Pública na Regulação da Vivência Social

Código: DCS4030  |  Nº de créditos: 3  |  Carga Horária: 45h

EMENTA

Análise da intitucionalidade em que se increvem as ações do Estado do Paraná e levantamento da estrutura de Segurança Pública para o enfrentamento do crescente processo de violência urbana em contraponto com os limites desta mesma institucionalidade. Análise da cultura jurídico-penal que orienta o processo histórico de estruturação e movimentação das normas jurídicas, da mesma forma, refletir sobre a dinâmica do legalismo processual. Apreensão de que forma o sistema legal-penal atuou para regular a vivência social ao longo de quatro décadas (1940-1984), conjuntura histórica em que o país passou por transformações sociais, econômicas e políticas.

BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, SÉRGIO. “Discriminação racial e justiça criminal em São Paulo”, Novos Estudos Cebrap, 43, nov 1995, p.45-63. São Paulo.

ANDRADE, Luciana Texeira & Figueiredo, Fernanda Odilla Vasconcellos. “Vulnerabilidade social e criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horinzonte”. Trabalho apresentado no XII Congresso Brasileiro de Sociologia, GT Cidades: Transformações, governança e Participação. Belo Horizonte, 31 de maio a 3 de junho de 2005.

CARDIA, N. (1999) Pesquisa sobre atitudes, normas culturais e valores em relação à violência em 10 capitais brasileiras. 118p, il INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, Indicadores e Mapas Temáticos para o Planejamento Urbano e Regional. Home page do - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, 2003.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. PIB - Dados Preliminares, Brasília: 2001.

ISHAY, M. R. (2007) Direitos humanos: uma antologia. NEV/USP/SEDH. 808 p, il.

MESQUITA NETO, P. (2006) Análises e Propostas – políticas municipais de segurança cidadã: problemas e soluções. Fundação Friederich Ebert. 280 p, il.

MONET, J. P. (2001) Polícias e sociedades na Europa. Ford Foundation/NEV/USP. 360 p, il.

MORAES, Pedro Rodolfo Bodê & Souza, Marcilene Garcia. “Invisibilidade, preconceito e violência racial em Curitiba”, Revista de Sociologia e Política, 13, nov 1999, p 7-16. São Paulo.

MORAES, Pedro Rodolfo Bodê. Punição, encarceramento e construção de identidade profissional entre os agentes penitenciários. São Paulo: IBCCRIM, 2005.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Metrodata, IPPUR/UFRJ, 2009.

70 ONU/PNUD. Atlas do Desenvolvimento Humano, 2002. [New York] home page acessada em maio de 2004.

PERES, M.F.T. (2006) Homicídios de crianças e jovens no Brasil: 1980-2002. NEV/USP. 311p. il.

PERES, M.F.T.; SANTOS, P. C.; GONÇALVES, E. B. (2004) Violência por armas de fogo no Brasil – relatório nacional. NEV/USP. 197 p, il.

PINHEIRO, P. S.; ALMEIDA, G. A.; (2003) Violência urbana. Publifolha, 97 p, il.

REINER, R. (2001) A política da polícia. Ford Foundation, NEV/USP. 376 p, il.

ROLIM, Rivail Carvalho. O Policiamento e a Ordem. Histórias da Polícia em Londrina 1948-1962. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 1999.

SECRETARIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANA. Dados.

WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

______________. Punir os Pobres. Nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Instituto Carioca d Criminologia e Revan, 2003.