Projetos de Extensão
CANAL DO YOUTUBE PROFESSORA GISELE MENDES: CONTEÚDO JURÍDICO-PENAL DE NATUREZA ACADÊMICA
O Canal Professora Gisele Mendes é destinado a aulas, postagens, artigos, livros e comentários de conteúdo relacionado ao Direito Penal brasileiro, tanto da Parte Geral quanto Especial, e também das leis criminais esparsas do nosso ordenamento. A professora Gisele é Pós-Doutora em Direito Penal pela Universidade de Saragoça, na Espanha, e leciona Direito Penal na Universidade Estadual de Maringá-PR há 13 anos. Todas as alterações legislativas mais recentes e acontecimentos relevantes de natureza jurídico-penal estarão no canal.
Coordenadora: Gisele Mendes de Carvalho.
Integrantes: Alexandro Marcolino Gomes; Edson Felipe Roledo Mazarin; Victoria Amabile Mateus Silva.
JORNAL "O DIREITO PENSA"
O presente projeto tem por objetivo formalizar e institucionalizar atividades que já vêm sendo desenvolvidas pelos Estudantes do Curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá, viabilizando assim o acesso aos canais institucionais, bem como a emissão de certificados aos participantes. Trata-se, desta forma, da produção de um jornal denominado “O Direito Pensa”, bem como da organização do evento “O Direito Debate” e, para compreender melhor estas atividades, apresenta-se um breve histórico.
Coordenador: Antonio Rafael Marchezan Ferreira.
Integrantes: Andrey Sergio Limonta; Dayane Kelly Ojeika Martins de Souza; Marynara da Rocha; Tainara Carolina Martins Valenzuela.
JUSTIÇA RESTAURATIVA E SISTEMAS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Projeto ligado ao Programa PROPAZ-UEM. Tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e de reparação a ofensas e violência. Adota os Processos Circulares, enfatizando os Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz entre os envolvidos, direta e indiretamente, construindo planos de ação que promovam responsabilização, reparação de danos, restabelecimento de vínculo e reintegração social. Atua em quatro eixos: sensibilização, formação, atendimentos e política pública.
Coordenador: Paulo Roberto de Souza.
Integrantes: Maria Nilza da Silva; Pamela Daniela Paixão Calixto; Rinaldo Paz da Rocha.
NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES AFROBRASILEIROS: A PROMOÇÃO DE AÇÕES ANTIRRACISTAS E DE VALORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA NA UEM
Esse projeto de extensão visa desenvolver e promover diferentes ações de extensão relacionadas a análise das relações raciais e, em especial, a situação da população negra no Brasil. As atividades tem um caráter acadêmico e cultural, tais como palestras, colóquios, mesas-redondas, rodas de conversa e cursos realizados na Universidade Estaduais de Maringá, em escolas de ensino fundamental da Região Metropolitana de Maringá e em outros espaços públicos. O projeto foi pensado graças à demanda criada por professores, alunos da graduação e estudiosos das questões raciais que frequentaram as dinâmicas realizadas pelo NEIAB nos últimos anos. A partir da leitura da bibliografia que trata das relações raciais e dos pedidos para que se ampliasse as ações para todos os meses do ano, e não apenas com o Colóquio Feminismo Negro e a Semana AfroBrasileira, se elaborou um roteiro de atividades em que se destacam a cultura afro-brasileira, a crítica ao mito da democracia racial e o combate ao racismo e à discriminação racial.
Coordenadora: Marivânia Conceição de Araujo.
PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA E FORMAÇÃO INTERCULTURAL/BILÍNGUE DE PROFESSORES INDÍGENAS NO PARANÁ (PROFIND)
O PROFIND se destina à formação superior de professores indígenas para atuar no sistema de ensino e será coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI/PR, composto por representantes dos órgãos indicados no Art. 3º e executado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná (IES), de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação.
Coordenadora: Isabel Cristina Rodrigues.
Integrantes: Rosimary Maria de Jesus.
PROJETO DE EXTENSÃO APOIO À DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
O projeto visa preparar jovens de camadas pobres da população para os concursos vestibulares das universidades públicas e privadas da região de Maringá.
Coordenador: Geovanio Edervaldo Rossato.
Integrantes: Dirceu Diniz Bemfica Júnior.